#ForaBolsonaro: Movimentos sociais e lideranças ocupam a Praça Rui Barbosa
Em Formosa, o dia 2 de outubro foi marcado por ato político cultural em defesa da vida e da Democracia, promovido pela Frente Formosa Democrática.
As pessoas foram chegando aos poucos, vindas de diferentes pontos da cidade e do campo e uniram suas energias de luta em defesa da vida, do emprego, do salário digno e da comida no prato. Pelo direito à Educação e à saúde públicas de qualidade, contra o desmonte do serviço público e a destruição do país. E deixaram o recado em alto e bom som: #ForaBolsonaro!
O encontro foi aberto com uma encenação sobre a importância da alimentação e as dificuldades que as famílias vivem hoje para conseguir sobreviver diante de um governo que despreza os pobres, promove a injustiça social e incita a violência principalmente contra as minorias.
A mística ficou a cargo de moradoras e moradores do acampamento Dom Tomás Balduíno, do MST. Na parte artística também se apresentaram a artista plástica e poeta, Kely Karenina, o Casa Black MC’s e o cantor Max Muller.
Uma oficina de cartazes deu um toque especial ao espaço. Muita gente usou de papel e caneta para registrar o seu protesto contra o governo genocida que retira verbas dos serviços essenciais e vitais para a população. Muita gente também fez questão de deixar registrado nos cartazes que sonha com a volta de Lula à presidência para o Brasil voltar a cuidar de seu povo.
Entre os presentes, a observação total às normas sanitárias – uso de máscara, álcool em gel e distanciamento físico. Eram professores, estudantes, aposentados, profissionais liberais, representantes do Instituto Caminhando e Cantando; lideranças do Sinasefe, Rafael Frois e Luís Cláudio; o presidente do PT Formosa, Professor Mirim; o vereador Wélio de Iraci Chegou (PT); o pesquisador Jorge Antonini; o coordenador do Grêmio Estudantil do IFG, Arthur Wentz; o coordenador do Coletivo Vivarte, Nicholas Xavier; a coordenadora da Brigada 2 do MST, Maria Moreira; Natacha Moura do movimento feminista; o secretário de Juventude do PT Formosa, Eduardo Fegoso, que fez transmissão ao vivo do ato pelo Instagram do PT Formosa.
As pessoas que estiveram na Praça Rui Barbosa também levaram solidariedade. Ao todo, foram entregues 50kg de alimentos, entre feijão, arroz, macarrão, óleo de soja. Essas doações serão somadas às cestas básicas da campanha “PT Solidário, Formosa Presente”, coordenada pela Professora Nilza Cristina, e serão entregues no próximo domingo, 10/10, a famílias que estão vivendo em situação de insegurança alimentar.
Frente Formosa Democrática
A Frente Formosa Democrática está formada pelo Partido dos Trabalhadores; Sinasefe/IFG/Formosa – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica; Grêmio Estudantil do IFG - Instituto Federal de Goiás/Formosa; MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; Centro Acadêmico de Ciências Sociais IFG/Formosa; Coletivo Vivarte; professores universitários, do ensino médio e ensino básico; mobilizadores e ativistas culturais.
A Frente está aberta a entidades e ativistas do campo progressista e popular.
Da Redação
CLIQUE ABAIXO PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTO
https://www.facebook.com/ptformosago/photos/pcb.4381627625246289/4381614761914242
https://www.facebook.com/ptformosago/photos/pcb.4381729938569391/4381694938572891/
LEIA TAMBÉM:
Frente Formosa Democrática prepara ato #ForaBolsonaro para o dia 2 de outubro https://formosa.go.pt.org.br/noticias/frenteformosademocratica/6676/2021-09-21-frente-formosa-democratica-prepara-ato-forabolsonaro-para-o-dia-2-de-outubro