Recursos para a Cultura em Formosa: editais da Lei Paulo Gustavo estão abertos
Audiência Pública discutiu a importância da cultura na cidade, os esforços do governo Lula na criação da Lei Paulo Gustavo e o caráter dos editais.

“Quer acabar com a civilização? Acabe com a cultura. Essa ancestralidade de tudo que a gente carrega vem a partir das nossas vivências, e a cultura é a vivência ancestral, é a condição da existência humana (...)” Foi dessa forma que a suplente de vereador, professora Nilza, iniciou sua fala na Audiência Pública para o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo de incentivo e apoio a cultura e aqueles que a promovem. Ao final, a professora Nilza destacou contente o fato de o atual governo estar sendo o promotor dessa política pública que, segundo ela, é importante para garantir a dignidade e a humanidade.
A Audiência Pública foi realizada no Auditório da OAB, no último dia 17, pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e contou com a participação de vários parlamentares, representantes e uma considerável audiência popular, composta por nomes do circuito cultural de Formosa,.
O vereador Wélio de Iraci Chegou (PT/Formosa) também esteve presente e destacou o empenho do governo federal: “Hoje Formosa é contemplada com um valor acima de um milhão de reais, e isso é valorizar a cultura do nosso município, é valorizar o fundo cultural do governo federal, é valorizar o ministério da Cultura (...)”. Wélio ainda recordou que a pasta da cultura fora totalmente renegada nos últimos anos, o que a tornou ainda mais vulnerável nos tempos de pandemia: “E não poderia ser diferente, temos um governo federal que olha para isso que foi esquecido por um período de mais de 5 anos (...) Deixou de existir até o ministério da Cultura, então, diferente dos anos passados, nós temos um governo que valoriza o nosso povo.”
A Audiência teve por finalidade oficializar os editais de captação de recursos da Lei Paulo Gustavo. Ao todo serão quatro editais correspondentes a áreas culturais distintas e que somam R$ 1.032.578,24 em investimentos em Formosa. O primeiro edital abrange o Apoio a Cineclubes e Capacitação do Audiovisual, o segundo corresponde as Demais áreas da Cultura (espetáculos teatrais, projetos de produção e lançamento de livros, projetos de apresentações musicais, projetos para gravação de EP e projetos de artesanato ou arte popular), o terceiro edital compreende a Produção Audiovisual e o quarto Apoio às Salas de Cinema.
Os editais são abertos tanto para pessoa física como jurídica, garantem que indígenas e negros possam ingressar com projetos através de ações afirmativas (cotas) e possuem cláusulas de contrapartida onde se espera que os contemplados possam beneficiar a população através de seus projetos beneficiados.
Para acessar o editais consulte o site da prefeitura (clicando aqui), as inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro.
Para assistir a gravação da Audiência clique aqui e aqui.
Por Redação
LEIA TAMBÉM:
Como ficou a aplicação da Lei Paulo Gustavo no circuito cultural de Formosa?
O dinheiro chegou. Quando as obras do Laguinho do Abreu serão concluídas?
