Em Formosa, petista sofre constrangimento em comemoração ao SAMU, criado por Lula
O coordenador do GT Saúde/PT Formosa representava o Partido que idealizou e implementou o SAMU no município. O petista é negro e usava camiseta vermelha.
Na última quarta-feira, dia 21, a unidade do SAMU na cidade de Formosa abriu suas portas para celebrar os 17 anos de instalação do já muito conhecido Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no munícipio. O evento, no entanto, foi marcado por um episódio lamentável de intimidação e tentativa de constrangimento ao filiado e companheiro do Partido dos Trabalhadores Marcos Neves do Carmo que coordena o GT - Grupo de Trabalho do Partido na área da saúde pública.
Marcos esteve na celebração e precisou sair por um momento para checar se um companheiro estava fora do prédio, mas ao tentar retornar foi barrado por um funcionário que não se identificou. O funcionário alegou que Marcos não constava na lista de convidados, algo questionável por se tratar de um evento aberto ao público. E apenas indicou que Marcos conversasse com um policial presente no local. Logo em seguida uma funcionária identificada como Néia permitiu a entrada de Marcos, contanto que ele permanecesse em silêncio.
Marcos não estava presente no evento para criar situações desconcertantes, antes estava presente como cidadão de direitos e com garantias de participar de um processo que o concerne como militante engajado nas políticas públicas da saúde na cidade. Como filiado ao Partido dos Trabalhadores, Marcos representava o partido que idealizou e garantiu a implementação do SAMU na cidade.
O SAMU foi um projeto criado na gestão do Presidente Lula quando de seu primeiro mandato em 2004, havendo chegado posteriormente em Formosa em 2006 através de esforços do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO).
O PT preza pelos marcos de sua luta por uma saúde pública, gratuita e de qualidade, que esteja ao acesso e serviço de todos os cidadãos. Não podemos permitir que em momentos como esses, situações de constrangimento e autoritarismo manchem as celebrações.
O PT Formosa redigiu Nota Oficial denunciando e repudiando o acontecido, ela pode ser acessada e compartilhada através da conta do partido no Instagram: https://www.instagram.com/p/Ctywuacu6J7/
Da Redação
LEIA TAMBÉM:
https://pt.org.br/em-mt-gleisi-destaca-importancia-dos-movimentos-sociais-para-o-governo-lula/
https://pt.org.br/margaridas-entregam-reivindicacoes-ao-governo-federal/