Formosa

PT Formosa trabalha proposta de ação para as eleições municipais de 2024

Candidatura à Prefeitura e chapa forte para a Câmara são decisões já tomadas. No foco, o projeto democrático e popular e o fortalecimento do governo Lula.

ícone relógio31/08/2023 às 12:00:00- atualizado em  
PT Formosa trabalha proposta de ação para as eleições municipais de 2024

No último dia 29, terça-feira, o PT Formosa realizou a segunda reunião geral no mês, a primeira uma semana antes, para discutir e estabelecer sua proposta de ação para as eleições municipais no ano que vem. Com garrafas de café cheias e muitas inscrições de fala, petistas de Formosa seguem debatendo os próximos capítulos das disputas políticas que seguem no Brasil.

As eleições nacionais de 2022 mobilizaram esforços extraordinários na tentativa de conter as ameaças antidemocráticas constituídas e devolver o Brasil a seu povo e garantir uma democracia de fato no país. Os esforços deram certo em grande medida. 

Em 2024 o trabalho continua, mas agora focado nos contextos municipais, na realidade elementar e próxima da população. As eleições para prefeituras e câmaras legislativas municipais são significativas, pois agora estamos lutando e nos esforçando “em casa”.

As reuniões internas no PT Formosa têm procurado estabelecer algumas diretrizes fundamentais. A primeira é garantir candidatura competitiva à prefeitura, apresentando um nome petista para a apreciação da Federação. Atualmente, o Partido compõe a federação partidária Brasil da Esperança, formada pelo próprio PT, PCdoB e PV. E, conforme estabelece a lei, esses três partidos terão que atuar como se fossem uma única agremiação partidária. 

Outra determinação do PT Formosa é priorizar uma chapa também competitiva para o legislativo com o intuito de fortalecer e aumentar a bancada na Câmara Municipal. Com essas definições já garantidas, as discussões vão sendo mais direcionadas.

As eleições de 2024 representam um desafio local na medida em que agora o embate acontece em contextos particulares e muito característicos para as forças petistas. Formosa é uma cidade com um histórico notável de agremiação petista, e, como toda cidade, tem suas próprias realidades e conjunturas. O fato de pertencer ao estado de Goiás e de se localizar no centro-oeste brasileiro é um contexto que deve ser considerado. 

No mesmo dia 29/08, o Diretório Nacional do PT publicou uma Resolução sobre as eleições de 2024. O documento é um guia importante e em seu próprio título está resumido o objetivo fundamental nos pleitos: Defender o projeto democrático popular e fortalecer o Governo Lula. Veja, abaixo, os pontos da Resolução que encabeçam o projeto:

“1. As eleições municipais de 2024 demarcam um momento estratégico para a construção de uma sólida aliança popular e democrática que promova a recondução do Governo Lula em 2026 e o projeto nacional baseado na ampliação das liberdades democráticas, dos direitos sociais, do combate à desigualdade, da inclusão social, do desenvolvimento, da industrialização, da defesa do meio ambiente, da soberania nacional e da integração regional.

2. Somos um partido nacional, temos um projeto para o país, com desafios que envolvem o conjunto do Estado brasileiro e elegemos Lula para a Presidência da República nas eleições mais adversas da nossa história. As eleições municipais de 2024 acontecerão nesse contexto histórico, em que precisamos fortalecer o PT e a esquerda brasileira, consolidar uma forte Frente Democrática e Popular no país para implementar nosso Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil, com políticas estruturantes e transformadoras nos municípios brasileiros.

3. Neste sentido, tendo como estratégia política central a continuidade do projeto democrático popular representado pelo Presidente Lula e pelo PT, escolhido pelo povo nas eleições de 2022, é fundamental, neste processo eleitoral de 2024, estimular candidaturas próprias do PT, bem como a construção de alianças partidárias com o campo democrático e popular, cujo centro tático é a defesa do projeto democrático popular e do governo Lula. O PT, como o maior partido de sustentação desse projeto estratégico para o povo brasileiro, deve liderar esse processo de construção.

4. Para alcançar resultados satisfatórios e o crescimento do partido, devemos priorizar a reeleição de nosso projeto nas cidades que atualmente governamos, bem como a reeleição de nossas atuais bancadas de vereadores e vereadoras, assim como investir prioritariamente nas cidades com maior densidade político-eleitoral, destacando-se aquelas com maiores chances de vitória, através de pesquisas e análises do processo pré-eleitoral, bem como a competitividade de cada candidato, considerando a capacidade de construção de alianças.”

A realidade local em Formosa impõe desafios, ao mesmo tempo em que o próprio partido é lembrado de seu papel como força de esquerda e progressista, dando voz e destaques para questões e temas que de outra maneira se perdem em projetos mesquinhos, personalistas, burgueses, autoritários e antidemocráticos.

O PT em Formosa é a voz de trabalhadoras e trabalhadores, mulheres negras, estudantes, a comunidade LGBTQIAPN+ e tantos outros que estão à margem e que nos últimos anos ficaram a mercê de governos que operam o retrocesso e a indiferença. 

Em outra porção, a Resolução do Diretório Nacional aponta:

“17. Assim, as eleições municipais em 2024, para prefeitos e prefeitas e vereadores e vereadoras, são um campo de batalha especial e decisivo para promover a disputa política na sociedade, ampliar a presença física e orgânica do partido nos territórios e fortalecer o projeto e as alianças do Partido dos Trabalhadores para as eleições de 2026.

18. Devemos primar por sinalizar à sociedade o nosso compromisso com o futuro do nosso projeto, a partir do fortalecimento de novos quadros e de novas lideranças políticas, criando condições para uma corajosa transição geracional, de gênero e de raça nas nossas representações.

19. Isso implica orientarmos a constituição de chapas proporcionais que sejam representativas da diversidade da construção do nosso partido, com a manutenção de políticas afirmativas relacionadas especialmente às mulheres, à população negra, além da juventude, da população LGBTQIA+ e dos povos originários.

20. Independente da Legislação Eleitoral que deverá sofrer alterações no próximo período, o PT deve manter seu compromisso efetivo com as políticas afirmativas que foram exitosas nos últimos pleitos resultando na ampliação das bancadas do PT de mulheres, jovens, negras e negros e LGBTQIA+.

21. Promover o debate dos temas concretos que afetam a vida de seus habitantes de forma articulada com os projetos e as ações no plano federal, para ganhar potência eleitoral e fortalecer o projeto nacional, deve ser prioridade tanto do Partido, quanto dos militantes petistas que estão à frente de tarefas nos governos integrados pelo partido, em todos os níveis.”

As eleições de 2024 já começaram. Elas são a continuidade e a garantia de que a batalha pela democracia não terminou em 2022.

 

Por Redação

LEIA TAMBÉM:

Aquecimento para 2024: Presidenta do PT Goiás se reúne com o partido em Formosa.

Goiás e Formosa no mapa do novo farmácia popular retomado e ampliado por Lula.