Conferência Eleitoral Nacional de 2024 fortaleceu a democracia interna do PT
O encontro promoveu o debate de ideias, definiu rumos e metas para as candidaturas nas eleições municipais de 2024 e foi palco de grande confraternização
Integrantes do PT Formosa participaram da Conferência Eleitoral do Partido dos Trabalhadores que reuniu, em Brasília, dirigentes, filiados e filiadas de todo o Brasil.
E o balanço que fazem é o melhor possível. É o caso de Ubirajara José Augusto, Bira, secretário de Movimentos Sociais do Diretório Municipal do PT. Bira ressaltou a ênfase que o presidente Lula deu ao embate político e ideológico nas ruas e o convite para que militantes e candidatos e candidatas façam uma mobilização real em seus contextos.
Para Marcelo Passos, também filiado e militante em Formosa, “esse evento nos ajudou a cada vez mais fortalecer a democracia, pois permitiu que nós, os militantes, pudéssemos nos envolver de forma ativa no processo político, baseado nas eleições municipais de 2024, expressando nossas opiniões e contribuindo para a formulação de propostas e políticas públicas.”
A Conferência Eleitoral Marco Aurélio Garcia 2024 foi realizada nos dias 8 e 9 de dezembro. O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e reuniu cerca de cinco mil filiados e filiadas, entre dirigentes nacionais, estaduais e municipais, pré-candidatas e pré-candidatos às Prefeituras e às Câmaras municipais, com o intuito de estruturar planos populares e democráticos para apresentar à sociedade brasileira no próximo ano de 2024.
Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, destacou que a Conferência fortalece a relação do partido com sua base de militantes e filiados e filiadas, e demonstrou que o partido se revigora a partir do debate de todos os temas de forma democrática.
Para Gleisi, a principal mensagem é que “estamos atentos e mobilizados para a disputa eleitoral de 2024. Achamos que ela é importante, queremos eleger muitos vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas, tanto do PT quanto do nosso campo político”.
O ponto auto da Conferência certamente foi o discurso do presidente Lula no dia 8. Lula prometeu ser “um bom cabo eleitoral”, através das realizações do governo, mas alertou para a necessidade de uma maior conexão do PT com as massas populares.
Nesse sentido, ele disse ser importante, por exemplo, que a diversidade esteja presente na composição das chapas eleitorais, para que se tenha a “cara da sociedade brasileira”. Também defendeu que a militância procure conversar com os cidadãos, estejam onde eles estiverem, para falar da importância do projeto do PT para o município e a melhoria das condições de vida da população.
Nos próximos meses as mobilizações locais se intensificarão nas campanhas para a Prefeitura e para as câmaras municipais, e muitas direções e propostas colocadas durante a Conferência poderão ter meios mais evidentes para se materializar.
Por Redação