A Educação no Município de Formosa de 2009 a 2012: Um período de avanços.
A política educacional inovadora no Brasil tem a marca do PT. Formosa soube buscar os programas oferecidos e fez crescer a qualidade do ensino público.
Políticas educacionais sólidas, implantadas há mais de uma década, ainda são referência na atualidade. E contribuem para ressignificar a realidade do trabalhador e do filho de trabalhador. Possibilitando uma construção técnica e intelectual para o que país avance, inclusive economicamente.
Programas como PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), PROUNI (Programa Universidade para Todos), REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e a modificação das Escolas Técnicas em Instituições Federais (IFs), democratizando o acesso e expandindo os IFs para os mais variados municípios do Brasil, inclusive em Formosa Goiás, mostram o ideal de educação que imaginamos.
Esses são alguns exemplos da rede educacional construída e consolidada pelo Partido dos Trabalhadores, e parceiros, ao longo dos seus 13 anos de mandato na presidência da República. Historicamente o PT tem uma política educacional inovadora para o Brasil.
O munícipio de Formosa pôde experienciar a atuação do PT na Educação. Ione Magalhães Antonini foi secretária municipal entre os anos de 2009 e 2012. Possibilitando para a educação municipal um enriquecimento em suas práticas pedagógicas e avanços estruturais. Ampliou e melhorou a qualidade dos serviços para a população da cidade, ao mesmo tempo em que valorizou os profissionais, trabalhadores e trabalhadores de toda a rede pública do ensino básico.
Veja alguns dos avanços registrados no período:
- Entrega de uniformes para todos os alunos da rede municipal;
- Reforma de escolas urbanas e rurais;
- Construção de 06 creches;
- Aquisição de 03 ônibus com acessibilidade;
- Concurso público para professores;
- Elaboração do Plano Municipal de Educação, com vigência para dez anos;
- Escolas de Tempo Integral com o Programa Mais Educação;
- Educação tecnológica e profissional com SESI/SENAI;
- Criação do CEFE (Centro de Educação Física Escolar);
- Educação inclusiva com a criação do NAPPE (Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Psicológico Educacional);
- Notebooks para deficientes visuais;
- Implantação do Programa “Educando com a Horta Escolar”;
- Implantação de laboratórios de informática em todas as escolas, com máquinas de última geração e acesso à internet até 2012;
- Eleição direta e democrática para diretores e vice-diretores de escolas; e
- Introdução do conteúdo de turismo como tema transversal obrigatório para todas as escolas do sistema municipal de educação.
Dentro esse período de atuação do PT na Secretaria de Educação Municipal, na administração do prefeito Pedro Ivo (PP), foi implementada a Lei do Piso Salarial para os Professores da rede pública do município. Essa ação gerou grandes desafios argumentativos para aplicação do “fazer valer” da lei.
Tendo em vista que a categoria de professores continua desvalorizada e que na época não era diferente, a secretária conta que enfrentou dificuldades para explicitar a necessidade de se valorizar este conjunto de profissionais. Para uma educação ser emancipatória e libertária os profissionais da educação precisam ser bem pagos, incentivados e usufruírem de uma estrutura digna e que atenda sua rotina.
Não se pode, ainda hoje, pensar o desenvolvimento de um país sem pensar na construção formativa e intelectual da sua população para o avanço cultural, social, econômico e tecnológico.
Isso ocorre quando se investe na educação básica, possibilita uma formação de excelência no ensino médio e implementa nas universidades o incentivo financeiro para que mais estudantes integrem a pesquisa e a extensão como pilar de aproximação para solução das demandas mais variadas da sociedade.
Da Redação
LEIA TAMBÉM:
Professorado de Formosa fez valer a Lei e reajuste do Piso será respeitado
Reforço de investimento para concluir a Quadra Poliesportiva do IFG Formosa
Conheça o legado histórico dos governos Lula e Dilma na Educação em Formosa