Formosa

Em defesa da educação, estudantes se mobilizam em ato no IFG Formosa

Ato em defesa da educação foi articulado nacionalmente após bloqueio de verbas da educação. O IFG Formosa também foi palco dessa mobilização.

ícone relógio21/10/2022 às 13:53:59- atualizado em  
Em defesa da educação, estudantes se mobilizam em ato no IFG Formosa

Na quarta-feira de 05 de outubro de 2022, o governo Jair Bolsonaro anunciou um bloqueio de R$2,4 bilhões do orçamento do MEC (Ministério da Educação), mostrando seu descomprometimento para com a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade para o país. 

Em resposta a essa medida, a UNE (União Nacional dos Estudantes), a (Ubes) União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e outras entidades representativas de estudantes convocaram mobilizações para todo o país nessa terça-feira, 18 de outubro, um ato nacional em defesa da educação e contra o governo Bolsonaro

Em Formosa, o palco desse ato foi o IFG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás), onde diversos estudantes se reuniram a partir das 10h para repudiar essa medida, que representa apenas uma das inúmeras ações da gestão de Bolsonaro contrárias à educação. 

O estudante Arthur Wentz, vice-presidente da UBES-GO, ressaltou em sua fala que a UBES esteve presente nesse ato e junta com todos os movimentos de defesa do Brasil. “A nossa luta é do interior à capital, defendendo o IFG, o seio da universidade pública, o berço da ciência. Nós sabemos o quanto tem sido difícil, mas está na hora de esperançar, pois como tudo na vida volta, a democracia também voltará”. 

O ato reuniu estudantes do município de Formosa, e contou com a participação de estudantes de outras regiões do Entorno do Distrito Federal, como Luziânia e Valparaíso. Além disso, também foi realizada a leitura de um manifesto, que pode ser acessado aqui.

 

Por Redação

 

LEIA TAMBÉM: 

Vereadora Professora Nilza: Projeto de país deve servir a toda população

1º turno: Lula recebe mais de 40% dos votos de Formosa, acima da média de Goiás

Apoio a Lula cresce em Formosa: Estudantes criam Comitês Populares de Luta