Formosa

Em Congresso da UJS, juventude debate importância de mobilização política.

Eduardo Fegoso compôs mesa de abertura e lembrou a importância de eleger Lula, as candidaturas do PT e partidos de sua federação, para transformar o país.

ícone relógio08/07/2022 às 13:04:07- atualizado em  
Em Congresso da UJS, juventude debate importância de mobilização política.

No dia 02 de julho, ocorreu na Câmara Municipal de Formosa o primeiro Congresso Municipal da UJS - União da Juventude Socialista de Goiás, Núcleo Formosa. A organização da UJS Formosa propôs debater neste evento um projeto de juventude para Formosa, Goiás e Brasil. O evento contou com a participação de lideranças estudantis, professores e do vereador de Formosa, Mundim (PODE).

Em sua programação, na mesa de abertura intitulada “Goiás se levanta pelo Brasil”, houve um debate acerca da conjuntura política. Os convidados contextualizaram bem o atual momento, reiterando o desmonte de serviços públicos promovido pelo atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e sua política voltada para as elites.

Eduardo Fegoso, Secretário de Juventude do Partido dos Trabalhadores em Formosa, fez parte da mesa. Em sua fala, reiterou que discutir a conjuntura é necessário, mas que naquele espaço e momento, era importante dizer que, hoje, o caminho é com a eleição de Lula e sua chapa, sua federação.

Edu lembrou a importância de eleger deputados que sejam do Partido dos Trabalhadores e de partidos que sejam da esquerda, por serem aliados que irão apoiar e contribuir para a próxima gestão do país, de forma que seja possível mudar as políticas de retrocesso e avançar nas políticas públicas, superando as incertezas que temos vivido nos últimos anos.  

Além disso, relembrou sua trajetória no movimento estudantil, iniciada no ensino médio, compondo, elegendo e reelegendo uma chapa do grêmio estudantil. Ele destacou a importância da UJS naquele momento de sua vida e nos anos seguintes, onde seguiu com o movimento estudantil em sua faculdade, onde também passou a compor a Juventude do PT. Ao encerrar sua fala, convidou a juventude presente a refletir e ocupar todos os espaços que estejam presentes em suas realidades, não ocupando apenas o ambiente estudantil.

Antes do encerramento, foi aberto um espaço para fala. Num clima de rebeldia política e de superação da gestão Bolsonaro, a militância dos jovens secundaristas da UJS se pronunciou. Destacaram a importância de a juventude ocupar os espaços em prol da transformação destes, a necessidade da participação feminina e da comunidade LGBTQIA+ e lembraram a importância do voto de cada um e de cada uma para mudar o país. 

Assim, a juventude formosense se mostrou indignada, mas também animada em participar, mobilizar e lutar por mudanças no Brasil. 

Da Redação

 

LEIA TAMBÉM:

Professora Nilza toma posse como vereadora na Câmara Municipal de Formosa

Vamos Juntos pelo Brasil: Envie sua proposta e ajude a transformar o país.

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ enfatiza luta por direitos de cidadania