Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ enfatiza luta por direitos de cidadania
O combate ao preconceito, à violência e à discriminação exige uma luta árdua e diária. O trabalho de conscientização exige insistência e resistência.
No dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, data que marca a luta pelos direitos em todo o mundo. O Partido dos Trabalhadores (PT) valoriza a luta pela igualdade de direitos, pela diversidade, pela tolerância e reforça o combate a qualquer tipo de discriminação ou violência contra essa comunidade.
A conscientização da sociedade sobre a importância do combate à LGBTFobia é um dos objetivos da data. O caminho para essa conscientização vem da luta, da insistência e da resistência. É uma luta pelo direito de cidadania.
Sérgio Nogueira, filiado e integrante da comunidade, afirma que se orgulhar, é “se ver como pessoa que busca a superação, que luta pelos seus direitos e se faz presente, não mais se escondendo, que se autoafirma em cada dia, se fortalecendo na luta constante por políticas públicas que garantam os direitos da comunidade LGBTQIA+”.
Questionado sobre como é lutar pelos direitos LGBTQIA+ tendo o PT como instrumento, Bernardo Vieira, filiado jovem e homem trans, relata que “depois de muito tempo, consegui enxergar a minha importância dentro da comunidade, achamos que não somos relevantes por sermos pessoas comuns, mas cada um de nós tem uma contribuição gigantesca dentro do meio. O PT luta lado a lado com a comunidade LGBTQIA+ há muito tempo e essa parceria segue firme e forte ainda mais aqui em Formosa.”
O Partido dos Trabalhadores se organiza em setoriais para discutir as principais demandas da sociedade e conta com um setorial LGBTQIA+, que no estado de Goiás é secretariado pelo Daniel Mendes.
Uma forma de organização é no ativismo e outra é pela política profissional construindo ações que garantam o direito e a existência desses corpos. Contamos com 4 pré-candidaturas no estado, concorrendo às eleições de outubro. Ariel Luz, Daniel Mendes, Fabrício Rosa e Isabel Cristine.
O orgulho também é espaço de festejo e esperança. Com a antiga “Parada Gay” reformulada para “Parada LGBTQIA+”, percebemos uma ação que reitera a importância da conscientização da sociedade sobre a importância do combate à LGBTFobia. Em Formosa a Parada LGBTQIA+ acontecerá no dia 31 de julho, na Praça da Prefeitura em sua 15ª edição com a temática “Vote com Orgulho”.
Da Redação
LEIA TAMBÉM:
A Educação no Município de Formosa de 2009 a 2012: Um período de avanços.
Canalização do Córrego Josefa Gomes pode ser suspensa. Faltou debate?
Professorado de Formosa fez valer a Lei e reajuste do Piso será respeitado