Formosa

Plenária Municipal: PT Formosa debateu formação política e eleições 2024

Os debates incluíram ainda a sustentação ao governo Lula. E foi feita a recomposição do atual diretório cujo mandato foi prorrogado até 30 de junho de 2025.

ícone relógio02/10/2023 às 12:00:00- atualizado em  
Plenária Municipal: PT Formosa debateu formação política e eleições 2024

O PT/Formosa cumpriu a determinação do Diretório Nacional e realizou a Plenária Municipal em 23 de setembro, no auditório da OAB-Formosa. 

Ao longo da tarde, filiadas e filiados tiveram a oportunidade de discutir pontos e questões importantes, tanto de avaliação de conjuntura partidária e política, como propostas visando os próximos passos de atuação do Partido no município.

A plenária também foi oportuna para apresentar e validar a recomposição da Comissão Executiva, do Diretório, da Comissão de Ética e do Conselho Fiscal. E o mandato do atual Diretório, que se encerraria este ano, foi prorrogado para 30 de junho de 2025, coincidindo com o final da gestão das demais direções municipais, estaduais e nacional. 

As mudanças ocorrem obedecendo paridade de gênero, as cotas de etnia e de juventude previstas pelo Estatuto. Com as alterações novos nomes passam a integrar a Executiva, o Diretório, o Conselho Fiscal e a Comissão de Ética.

Novos membros adicionados a Direção Executiva.

O Tópico primordial, no entanto, era produzir um Diagnóstico da Situação Eleitoral e Organizativa do PT em Formosa. Esse diagnóstico tem quatro eixos:

  • Organização territorial de base. 
  • Formação política dos filiados e filiadas.
  • Desafios e avanços do Governo Lula.
  • Planejamento para as eleições municipais.

Alguns aspectos da Organização territorial de base incluíram reconhecer ao certo o número de filiados e filiadas ao Partido dos Trabalhadores em Formosa. Atualmente constam 827 filiadas e filiados com registro no Sisfil (Sistema de Filiados do PT), porém desse total, 98 (cerca de 13%) tem cadastros incompletos, faltando até mesmo o número do título de eleitor e CPF o que impede o registro junto à Justiça Eleitoral. A Executiva propôs e a plenária aprovou uma nova forma de fazer busca ativa desses filiados e filiadas cujos dados de contatos no cadastro estão defasados.

O PT em Formosa também constatou o desafio em consolidar sua presença no munícipio integralmente. Atualmente o partido dispõe de uma sede localizada no bairro Formosinha, mas há que se considerar a magnitude municipal, que compreende também os distritos do Bezerra, JK e Santa Rosa, além de 22 assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária e do MST – Movimento dos Trabalhadores em Terra. 

O partido reconheceu as limitações existentes para acessar essas localidades, mas destaca a meta de se aproximar da totalidade dos núcleos populacionais distribuídos nos 5.805Km quadrados do município.

A Formação Política dos filiados e filiadas foi um destaque importante. A necessidade de maior consciência política é de suma importância para um amadurecimento dos ideais e valores do partido. Há, no entanto, uma percepção de que cativar atenções e interesses não é uma tarefa fácil, mesmo em encontros festivos realizados pelo partido. O PT em Formosa estabelece que essa seja uma de suas metas mais significativas e está aberto a propostas para atrair o interesse e a atenção de seus filiados e filiadas para espaços de formação política. 

O Governo Lula no Município foi outro ponto destacável. Mensurar o apoio ao presidente Lula na cidade é um exercício sociológico instigante e desafiador, dadas as características sócio-políticas da região. Mas os dados da eleição de 2022 mostram indicativos importantes. 

No primeiro turno das eleições o Presidente Lula recebeu quase 41% dos votos válidos. Ou seja, 23.315 cidadãos formosenses votaram em Lula aquele dia. Já no segundo turno Lula recebeu 24.698 votos, 42,50% dos votos. 

Quanto às Eleições Municipais de 2024, o PT Formosa espera que os demais partidos de Federação Brasil da Esperança, (Partido Verde) e PCdoB (Partido Comunista do Brasil) se organizem no município para propor um candidato competitivo para disputar a prefeitura. Outra meta é apresentar uma boa composição de candidatos à Câmara Legislativa, com a chance de eleger mais vereadoras e vereadores do PT. Atualmente o PT possui um vereador no exercício do mandato. As conversas e mobilizações apenas estão começando para consolidar o projeto do PT Formosa para 2024.

 

Por Redação

LEIA TAMBÉM

Plenária Municipal será em 23/09. Qual a importância de sua participação?

Censo 2022: Em Formosa residem 102 quilombolas. Em Goiás, são mais de 30 mil