Formosa

Mulheres no protagonismo da reconstrução da Democracia e do Bem Viver

O PT Formosa trabalha contra toda forma de desigualdade ou violência de gênero para que as mulheres estejam onde quiserem vivendo com dignidade e respeito.

ícone relógio08/03/2023 às 14:11:58- atualizado em  
Mulheres no protagonismo da reconstrução da Democracia e do Bem Viver

O Dia Internacional das Mulheres, neste 2023, vem na esteira de um período de muito protagonismo em discussões e ações políticas no Brasil. Há que se fazer lembrar que, já em 2018, a temperatura no embate eleitoral entre os então candidatos à presidência, Haddad e Bolsonaro, já era marcada pelo distintivo de como o eleitorado de mulheres estava reagindo e recebendo os discursos e plataformas apresentados pelo candidato que crescia nas pesquisas. O histórico movimento #ELENÃO levou uma multidão de mulheres em marchas e manifestações nas ruas em contrariedade ao candidato Jair Bolsonaro, mostrando como o descontentamento com ele teria nas mulheres aquelas que puxariam essa fila de resistência.

A eleição de Bolsonaro consolidou um tempo de retrocessos e obscurecimentos vários e as mulheres estiveram nos centros das disputas de qual era o papel e o lugar delas na sociedade brasileira. O então Ministério de Mulher, Família e Direitos Humanos ecoava uma expectativa para o público feminino na medida em que a própria esposa do presidente e várias deputadas aliadas funcionavam como agentes de validação de tais discursos. Hoje cada vez mais se percebe que mesmo as mulheres aliadas ao antigo governo não foram poupadas da misoginia interna das figuras do presidente e do seu entorno.

A disputa eleitoral de 2022 trouxe novamente à tona a antipatia que grande parte do público feminino tem com o governo Bolsonaro, de modo que não é exagero dizer que as mulheres foram grandes responsáveis pela eleição ter sido favorável ao ex-presidente Lula. A plataforma e o discurso machista e preconceituoso do então governo são marcas perceptíveis de sua degeneração e isso afastou uma parte considerável desse eleitorado em todo o país.

As mulheres no governo Lula tem recebido considerável atenção a começar pela inédita composição dos ministérios que contam com 11 mulheres em seu alto escalão, o maior número ate agora, são elas:

Nísia Trindade (Saúde)
Luciana Santos (Ciência e Tecnologia)
Margareth Menezes (Cultura)
Daniela Carneiro (Turismo)
Esther Dweck (Gestão e Inovação)
Cida Gonçalves (Mulheres)
Anielle Franco (Igualdade Racial)
Ana Moser (Esporte)
Sonia Guajajara (Povos Indígenas)
Simone Tebet (Planejamento)
Marina Silva (Meio Ambiente)

Acrescente-se a esse quadro de mulheres no topo do poder, as presidências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que têm à frente Tarciana Medeiros e Maria Rita Serrano, respectivamente.

Há que se mencionar que uma das políticas públicas de redistribuição de renda mais assertivas dos governos petistas, o Bolsa Família, retorna em sua formulação anterior, além de garantir que o já conhecido Cartão esteja sobre a tutela das mulheres, as mães que tendem a ser as lideranças de seus lares e de suas famílias. 

É com essa visão que a Secretaria Nacional de Mulheres do PT tem como lema “Mulheres na reconstrução da democracia e do bem-viver”, entendendo que as mulheres que foram tão importantes e significativas na luta e resistência dos últimos anos também têm papel primordial nesse momento tão importante de recuperação de uma unidade democrática em um país tão destruído.

“Retomar a democracia é o primeiro passo. Quando se trata de efetivar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a jornada é permanente. Por isso, seguimos priorizando o combate à fome e à pobreza com centralidade nas mulheres, pois elas foram as mais violentadas nos últimos seis anos. E, no Brasil, se não há uma política específica voltada para mulheres, a definição de democracia se torna leviana”, explica Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT. 

O Partido dos Trabalhadores em Formosa deseja se juntar a essa disposição para que as mulheres estejam em lugares de protagonismo e que toda forma de desigualdade ou violência de gênero possam ser combatidas e que as mulheres estejam onde quiserem vivendo com dignidade e respeito.

O PT Formosa trabalha contra toda forma de desigualdade ou violência de gênero para que as mulheres estejam onde quiserem vivendo com dignidade e respeito.

Fontes consideradas:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45700013

https://oglobo.globo.com/blogs/pulso/post/2022/09/em-todos-os-estados-mulheres-reprovam-
governo-bolsonaro-mais-do-que-homens-veja-numeros-da-pesquisa-ipec.ghtml

https://nosmulheresdaperiferia.com.br/conheca-as-ministras-do-governo-lula/

https://pt.org.br/bolsa-familia-retorna-com-mulheres-e-familias-no-foco-do-programa/

https://pt.org.br/8m-mulheres-do-pt-preparam-os-atos-da-reconstrucao-do-pais-por-democracia-
igualdade-e-justica-social/

Por Redação 

 

LEIA TAMBÉM:

https://pt.org.br/lula-anuncia-pacote-de-acoes-para-as-mulheres-nesta-quarta-feira-8m/

https://formosa.go.pt.org.br/noticias/entrevistaptformosa/11578/2023-01-30-ministerio-da-igualdade-racial-vai-ampliar-politicas-para-o-povo-negro

https://formosa.go.pt.org.br/noticias/entrevistaptformosa/11243/2023-01-17-13-mulheres-ocupam-o-topo-da-piramide-do-poder-no-terceiro-governo-lula