Formosa

Comitês Populares: Em Formosa, mobilização para mudar o país já é realidade.

Os Comitês Populares de Luta começam a tomar corpo em Formosa. Os espaços de debate reúnem e acolhem quem quer transformar o Brasil e ter Lula presidente.

ícone relógio22/07/2022 às 13:19:54- atualizado em  
Comitês Populares: Em Formosa, mobilização para mudar o país já é realidade.

Formosa já registra a presença de comitês populares de luta. No dia 01 de julho o Instituto de Moradia lançou 54 comitês, um para cada bairro do município, voltados, em especial, para o debate sobre habitação. 

No dia 26/06, foi feita panfletagem na Feira da cidade sobre a importância desses espaços de luta. 

E, na sexta-feira, 22/07, será aberto um Comitê Popular de Luta na Vila Verde, voltado para as diversas demandas do pessoal daquele bairro.

Os Comitês Populares de Luta são “espaços pelos quais a militância poderá se comunicar com a direção nacional do Partido dos Trabalhadores, receber capacitação e formação permanente e ser orientada sobre como mobilizar sua comunidade para a defesa de um país democrático e justo”.

O PT elaborou uma cartilha instrutiva acerca dos comitês populares de luta, onde se fala da importância deles e sobre como se mobilizar para a criação de um comitê. De acordo com a cartilha, os comitês são espaços onde se é possível reunir e acolher quem queira participar e contribuir para a mudança na vida dos brasileiros e das brasileiras.

A organização dos comitês pode ser feita a partir de distintos espaços: por rua, bairro, cidade, local de trabalho ou estudo, entre outros – de qualquer forma que seja possível reunir pessoas, incluindo o meio digital. Para participar, filiados e não filiados são bem vindos.

Ainda de acordo com a cartilha, são 3 princípios que orientam os comitês populares de luta:

  • A defesa do povo brasileiro e de uma sociedade justa, fraterna e igualitária;
  • Enfrentamento à extrema direita e ao neoliberalismo; Combate aos preconceitos; Acolhimento; e Trabalho Coletivo;
  • Os Comitês são um espaço de trabalho conjunto, no qual todas as pessoas são valorizadas, respeitadas nos seus saberes e nas diversas formas que podem contribuir.

A atuação dos comitês pode se dar de diferentes formas: por reuniões e atividades periódicas, aulas públicas ou rodas de conversa, panfletagens, visitas residenciais, elaboração de murais, atividades culturais e digitais, entre outras. Além disso, semanalmente os comitês receberão com conteúdos e orientações para a realização de diferentes atividades.

A mobilização pela criação e organização de comitês populares tem se feito presente em todo o país neste ano, em prol da mudança necessária para construir um Brasil melhor para o seu povo. A expectativa do PT é que sejam criados cerca de 5.000 comitês, que podem funcionar em espaço físico ou de forma virtual.

Para mais informações sobre como criar um comitê popular de luta, acesse a cartilha com as orientações aqui.

DA REDAÇÃO

 

LEIA TAMBÉM:

Formosa marca presença em Encontro com Lula e Alckmin em Brasília. 

Federações Partidárias: Entenda a nova forma de união entre partidos.

Em Congresso da UJS, juventude debate importância de mobilização política.